Vivaldo Costa chama atenção para discussão sobre saúde mental

31/08/2022

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) fez pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, falando sobre saúde mental, uma preocupação de todos os governantes que lutam em favor da saúde, segundo ele.

“Esse tema deveria ser prioridade das secretarias de saúde estaduais e municipais. A prevenção de questões relacionadas à saúde mental deveria receber mais investimentos”, alertou.

O parlamentar descreveu episódios que presenciou, durante sua atuação como médico no interior do Rio Grande do Norte “de pessoas tendo que ser acorrentadas para buscar tratamento em Natal” pela falta de atenção adequada nos municípios.

“Infelizmente constatamos que no Brasil faltam psiquiatras, falta o programa de saúde mental, falta uma atenção maior para com as pessoas que adoecem e que não têm onde ser atendidas. Há alguns anos, fecharam os hospitais psiquiátricos.

O deputado Vivaldo Costa é autor da Lei “A vida fala mais alto”, baseada em caso do município de São José do Seridó, “que permitiu que a população tivesse assistência capaz de enfrentar o suicídio e de reduzir os casos praticamente a zero”. O parlamentar informou que esta Lei foi aprovada por unanimidade, sancionada, mas falta colocar em prática para evitar problemas de saúde mental.