Selo Unale
Liberação de emendas e combate ao tabagismo são assuntos para as lideranças na ALRN

30/08/2022

A liberação de emendas parlamentares e o combate ao Tabagismo, foram os temas abordados pelos deputados José Dias (PSDB) e Hermano Morais (PV), no horário específico das lideranças partidárias, na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (30).

“Lamentavelmente vou reclamar mais uma vez contra o que considero uma injustiça e um desrespeito à lei e à nossa Constituição. E o que é mais grave em relação às nossas emendas. Em 2019 não foram liberadas, em 2020 a Governadora liberou uma parcela, em 2021, num trabalho de entendimento feito pelas lideranças do qual não participei, foram liberadas e este ano não foram liberadas”, afirmou o deputado José Dias.

O deputado disse que não sabia se as emendas que assinou para o povo de municípios, onde alguns prefeitos não votam nele foram liberadas, porque outro princípio constitucional, que é o da transparência e da publicidade, também é desrespeitado.

O segundo orador do horário, o deputado Hermano Morais destacou que no dia de ontem foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que é defendido pelos órgãos da área de saúde e parabenizou o trabalho que é feito nesse sentido para reduzir o número de mortes causados pelo hábito de fumar. 

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Já se percebe a redução do número de fumantes pelo controle do tabaco. Desde 2014 as medidas protetivas têm avançado no Brasil com proibição de fumar em ambientes coletivos, fechados ou abertos. Este ano foi mantida a proibição de importação de cigarros eletrônicos.  O tabagismo é a maior causa de mortes evitáveis em todo o mundo”, destacou o deputado Hermano.

Álbum de fotos

Acesso Rápido