Selo Unale
IHGRN realiza palestra sobre o Patrono da Assembleia Legislativa do RN José Augusto

22/08/2022

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) realiza palestra sobre o patrono da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), José Augusto Bezerra de Medeiros, no Salão Nobre da entidade, no dia 1º de setembro, às 17h. O evento marca o início da parceria entre a Escola da Assembleia e o IHGRN e faz parte da programação “Quintas Culturais”.

“O homenageado é patrono da cadeira 70 do IHGRN, José Augusto Bezerra de Medeiros, que dá nome ao Palácio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte dessa forma, nada melhor do que iniciar uma parceria com o IHGRN, exatamente quando o Instituto promove, por meio do sócio Walclei de Araújo Azevedo, uma palestra sobre o grande José Augusto de Medeiros”, comemora o diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima.

Idealizado pelo Instituto, em 2018, o projeto “Quintas Culturais” acontece uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. É reconhecido como uma grande contribuição à cultura, à história e, sobretudo, à memória do povo potiguar, uma vez que nesses encontros acontecem palestras fundamentais que resgatam as personalidades que fizeram história no Estado.

“A ideia do projeto é de apresentar à comunidade os nossos Patronos, conservando memórias importantes, cultivando laços históricos do nosso povo e, hoje, 4 anos depois, percebemos que se tornou de suma importância para trazer de volta momentos marcantes”, explica a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Joventina Oliveira. 

José Augusto Bezerra de Medeiros

José Augusto Bezerra de Medeiros nasceu em Caicó (RN), pertenceu a uma importante família de políticos, uma das oligarquias do Rio Grande do Norte.

Foi procurador interino da República no Rio Grande do Norte, professor de História Geral e do Brasil no Ateneu Norte-Rio-Grandense, inspetor do Governo Federal junto ao Colégio Abílio, professor de Geografia no Ateneu. Em 1910, assumiu a direção do estabelecimento e da instrução pública estadual. Juiz de direito em Caicó, chefe de polícia interino do RN.

Elegeu-se deputado estadual, tornando-se líder da maioria na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Depois, exerceu três mandatos de deputado federal, foi governador do RN e senador.

Foi o primeiro governador a traçar um plano de reformas conhecido como “Reforma José Augusto”. Adotado em junho de 1924, o plano deu nova distribuição aos serviços administrativos estaduais. Dedicou-se a problemas educacionais.

Como deputado e senador, José Augusto sempre se ocupou dos problemas da educação no Brasil. Pertenceu a diversas associações brasileiras e estrangeiras, entre as quais o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Federação Nacional das Sociedades de Educação, a Ordem e o Instituto dos Advogados do Brasil e as academias Norte-Rio-Grandense e Carioca de Letras.

 

Acesso Rápido