Selo Unale
Audiência Pública discute políticas públicas voltadas à defesa da mulher

01/08/2022

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta segunda-feira (1º), uma audiência pública para marcar o início do Agosto Lilás. Por iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade), o Legislativo reuniu mulheres representantes de diversas áreas e instituições para tratarem de diversos projetos e ações ligadas à proteção da população feminina.

Criado em 2016 a partir de uma lei de Cristiane Dantas, o Agosto Lilás tem o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de proteção à mulher e de implementação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos do público que representa mais da metade da população do Rio Grande do Norte. "São seis anos da lei, que chegou a essa idade sendo muito necessária em nosso estado", disse a deputada.

Em seu discurso, Cristiane Dantas levantou a necessidade de se fazer uma reflexão acerca do contexto social no Brasil que, por si, fere a dignidade das mulheres. "Todos os dias somos bombardeadas com notícias estarrecedoras sobre algum tipo de violência praticada contra nós, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral", apontou a deputada.

Durante a audiência representantes das áreas de Segurança, Defensoria Pública, sociedade civil e do Poder Executivo expuseram, além dos problemas, as ações que têm sido tomadas nas mais diversas esferas, que passam do acolhimento e capacitação profissional das mulheres, ao reforço na garantia da segurança e garantia de direitos.

"É um mês de trabalho e de conscientização sobre a necessidade de se garantir a defesa da mulher contra qualquer tipo de violência, em todos os sentidos. Por isso esse debate, já na abertura do mês, é ainda mais importante", disse a defensora pública Disiane de Fátima Araújo, uma das palestrantes da audiência.

No debate, Cristiane Dantas e outras mulheres relembraram casos recentes de violência contra a mulher, como a agressão de uma procuradora por um colega de trabalho no interior de São Paulo, assim como o estupro cometido por um médico durante um parto.

"Essas imagens foram um tapa na cara da sociedade ao revelar, mais uma vez, que a violência contra a mulher acontece independentemente da classe social, profissão ou formação do agressor. É preciso resaltar que o agressor geralmente vai ser aquele homem tido como profissional exemplar, amigos dos amigos, bom filho, uma pessoa prestativa, mas que na verdade mascara um grande desvio de caráter", alertou a parlamentar.

Após mais de 3h de audiência, com dezenas de participações das presentes, Cristiane Dantas parabenizou pelas intervenções e convocou toda a população a intensificar a defesa e debate em prol das mulheres, não somente dentro do ambiente político, mas principalmente nas casas de cada um, escolas, transportes, escolas, no trabalho e em qualquer outro lugar onde for possível se passar a mensagem.

"Todos aqui presentes e que nos assistem são chamados a levar adiante essa mensagem de prevenção e proteção às mulheres, de respeito e dignidade, sempre pautada no diálogo, na conciliação e no respeito aos direitos humanos", disse a deputada. "São 16 anos de Lei Maria da Penha. Sem ela, como estaria nossa sociedade? Nesses 16 anos ocorrerm avanços significativos, mas quais serão as próximas conquistas?", disse Cristiane Dantas.

Álbum de fotos

Acesso Rápido