Poder Legislativo presta homenagem aos 188 anos da Polícia Militar no RN

12/07/2022

A Assembleia Legislativado Rio Grande do Norte homenageou, na tarde desta terça-feira (12), a Polícia Militar pelos seu 188º aniversário. Por proposição do deputado estadual Coronel Azevedo (PL), diversos policiais que fizeram história na corporação receberam placas em homenagem pelos relevantes serviços prestados em favor do povo do Rio Grande do Norte. Para Azevedo, a solenidade faz justiça a diversas pessoas que entregaram suas vidas à corporação.

Na abertura da solenidade, um vídeo institucional falou um pouco sobre a história da PM, que começou a atuar no Rio Grande do Norte em 1834 com apenas 40 combatentes. Com o passar dos anos, a instituição foi crescendo no estado e nos resto do Brasil, fazendo com que, hoje, a Polícia Militar corresponda a quase 90% de toda a força de segurança do país, de acordo com Coronel Azevedo.

Contando com a presença dos deputados Hermano Morais (PV) e Subtenente Eliabe (Solidariedade), Coronel Azevedo discursou após uma oração realizada em plenário. Em suas palavras, o ex-comandante da Polícia Militar potiguar relembrou sua trajetória na corporação e também os ganhos que a Polícia Militar teve nos últimos anos, incluindo a forma como passou a ser vista pelos demais órgãos da Segurança e o Poder Executivo. As mudanças na lei de ingresso e a valorização  da categoria fez com que a PM ganhasse mais respeito tanto da população quanto dos governantes, no entendimento do deputado.

"Sempre fomos o 'patinho feio' da segurança pública, os menos lembrados, exceto nos graves momentos de perturbação da ordem pública. Aí se lembram da PM. Todas as forças de segurança são importantes, mas somos a mais numerosa, quase 90% de todos os operadores da segurança pública. Quem é policial tem seis vezes mais chances de morrer do que quem não é policial e temos que valorizar a coragem dessas pessoas. O desejo dos deputados aqui seria homenagear todos os policiais, mas estamos homenageando através de vocês. Em nome de vocês, das viúvas, estamos homenageando todos os policiais militares que fazem parte dessa instituição quase bicentenária", disse Azevedo, antes de entregar as placas a 32 homenageados, entre oficiais, praças, policiais da reserva e familiares de policiais que faleceram.

Representando os homenageados, o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo, agradeceu aos deputados pela homenagem e a todos que fazem a PM, "do soldado ao coronel", pelo que ele definiu como "a árdua missão que cumprem no estado". Para o comandante, a PM só existe devido à coragem dos 40 primeiros guerreiros que fizeram a corporação.

"Agradecer ao Coronel Azevedo pela proposição, ao Subtenente Eliabe, os dois representantes militares estaduais, que sempre nos recebem com muito carinho e respeito, e agradecer a todas as outras instituições do Estado que sempre estão em parceria com a Polícia Militar. É dia de alegria, de homenagem e dizer que não é fácil. A PM está nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, fazendo o melhor que ela pode, sempre. Muitas vezes incompreendida, muitas vezes criticada, mas protegendo a nossa sociedade sempre, sem olhar a quem", disse coronel Alarico Azevedo.