Selo Unale
Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria é novo cidadão Norte-Rio-Grandense

27/05/2022

A Assembleia Legislativa do RN fez mais uma homenagem, na manhã desta sexta-feira (27). Por iniciativa do deputado Hermano Morais (PV) e subscrição de Cristiane Dantas (SDD), foi realizada Sessão Solene de entrega de título honorífico de cidadão Norte-Rio-Grandense ao médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

“O nosso Legislativo tem hoje a oportunidade de prestar sua homenagem a um grande homem, médico e humanista, que é respeitado por todos, não apenas no Rio Grande do Norte, mas por toda a comunidade médica nacional, que reconhece seu valor pela contribuição que tem dado à saúde mental do povo brasileiro”, iniciou o deputado Hermano.

Segundo o parlamentar, o evento de hoje “é para ressaltar a luta e o êxito de um homem que, desde o início, acreditou no tratamento psiquiátrico humanitário, sem preconceito e com afetividade, pautado em evidências científicas e ações de responsabilidade social. Então, estamos entregando hoje ao Dr. Geraldo a maior honraria que esta Casa pode conceder. Ele que já era, de fato, e agora será, de direito, cidadão potiguar”, ressaltou.

Hermano Morais destacou também que o Dr. Antônio Geraldo impressiona pela sua simplicidade e seu vasto currículo. “Eu tive dificuldade de incluir, nas minhas palavras, toda a sua trajetória. São muitos cursos, participações, graduações, mas vou tentar resumir: ele se graduou em Minas Gerais, estagiou nos Estados Unidos, fez residência médica em Psiquiatria no Distrito Federal e obteve o título de Doutor em Bioética, em Portugal. Dentre suas atividades profissionais, atuou e atua das mais diversas formas, colaborando com inúmeras e importantes instituições. Foi professor, presidente de relevantes associações, pesquisador, palestrante, conferencista e escritor – aliás, ainda é”, detalhou o deputado. 

Sobre sua ligação com o Rio Grande do Norte, Hermano enfatizou que o psiquiatra sempre destinou especial atenção ao Estado, participando de diversos eventos no RN. 

“Seus incansáveis esforços em defesa da Medicina proporcionaram o incentivo a inúmeras campanhas de conscientização no RN, dentre elas o Combate à Psicofobia e a Campanha de Prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo, sendo ele uma referência internacional nos esclarecimentos dos direitos à Saúde, em prol dos pacientes com transtornos mentais”, acrescentou.

“Por tudo isso, estamos juntos aqui nesse propósito de homenagear, em nome do povo do Rio Grande do Norte, o Dr. Antônio Geraldo da Silva, que se torna cidadão Norte-Rio-Grandense e, portanto, nosso conterrâneo. Desejamos a ele vida longa e saúde plena, e externamos nosso respeito, admiração e gratidão. Seja bem-vindo à nossa terra, Dr. Geraldo!”, concluiu Hermano Morais.    

A deputada Cristiane Dantas, em seguida, também parabenizou o novo cidadão Norte-Rio-Grandense pelo seu trabalho e sua luta.

Na sequência, foi a vez do homenageado do dia, o médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, pronunciar palavras de agradecimento e incentivo à boa saúde mental dos potiguares e brasileiros. “Está sendo difícil começar a falar, porque a emoção é muito grande. Mas eu agradeço demais pela oportunidade de estar aqui recebendo tamanha honraria e quero pedir desculpas pelo que ainda não fizemos, e podemos fazer”, iniciou.

Continuando seu discurso, o médico solicitou o suporte do Parlamento Estadual para a realização, em Natal, do Congresso Brasileiro de Psiquiatria de 2025. “Como eu gosto muito de trabalhar, já começo pedindo o apoio dos deputados para que possamos trazer para Natal o Congresso Brasileiro de Psiquiatria de 2025, que contará com 8 a 10 mil pessoas, e será o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do americano. Eu sei que todos vão batalhar muito para isso, e nós conseguiremos trazer esse congresso para cá. Essa é uma das maneiras que eu tenho de poder agradecer esta honraria”, ressaltou.

Em seguida, o psiquiatra falou um pouco da sua origem, no interior de Minas Gerais, e do preconceito sofrido pelos portadores de transtornos mentais.

“Eu venho do interior, do norte de Minas, que é a área mineira da Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Então, a minha veia nordestina já vem daí. E muito me honra, agora mais do que nunca, retornar para a população potiguar e brasileira tudo que podemos fazer pela boa saúde mental. Infelizmente, os que padecem de doenças mentais, assim como quem os trata, nós somos tratados como área de segunda, terceira categoria. E isso é um engano que tem prejudicado muito a população brasileira”, repudiou. 

Trazendo dados estatísticos, o psiquiatra alertou que cinco das 10 causas de afastamento do trabalho são por doenças mentais. 

“E isso é colocado em terceiro plano. As políticas públicas de saúde mental estão longe do que precisamos. Não temos ações nem para o sistema penitenciário, que tanto precisa. Além disso, não temos o sistema ambulatorial de que necessitamos, e ele está previsto em lei. Para se ter uma ideia, em alguns estados brasileiros não se consegue marcar uma consulta com psiquiatra no Sistema Público de Saúde. Em outros, há uma espera de 200, 300 dias para a marcação. Isso num país em que o número de suicídios só aumenta, ao contrário do que ocorre no resto do mundo”, revelou. 

Ainda de acordo com o Dr. Antônio Geraldo, há pouco tempo, ocorriam 10 mil suicídios por ano no Brasil, e hoje esse número já aumentou para 13 mil. “São quase 40 suicídios por dia. E isso é o que dizem as estatísticas, mas elas não correspondem à realidade. Essa quantidade é bem maior. Nós temos, certamente, mais de 40 mil suicídios no Brasil, por ano. E as pessoas não querem enxergar o que acontece, além de mentirem a causa das mortes, transformando em atropelamentos, afogamentos, envenenamentos etc”, contou o médico.

Segundo o homenageado, os doentes mentais clamam por ajuda, mas muitas pessoas não os levam a sério. “Por isso, eu peço aos nossos deputados que pensem a respeito de uma Frente Parlamentar da Saúde Mental aqui no RN. Eu terei prazer em assessorá-los, juntamente com nossa equipe de psiquiatras e demais profissionais da Saúde, para que possamos ajudar a população que tanto precisa de nós. No Brasil, nós temos cerca de 50 milhões de doentes mentais. Além disso, 25% da população potiguar padece dessas doenças, mas não recebe a ajuda que precisa. Então, nós precisamos reconhecer a importância e apoiar o SUS”, destacou.

O Dr. Antônio Geraldo disse ainda que não se pode fazer políticas públicas ou falar de tratamentos psiquiátricos apenas com discurso ideológico. 

“Nós devemos nos basear sempre na ciência para que possamos ofertar o melhor para nós mesmos e para os outros. Precisamos ter a tranquilidade de ofertar um Sistema Público de Saúde digno, adequado e coerente, porque a população merece o que há de melhor. E isso não se faz acabando com as doenças mentais por decreto nem fechando os hospitais públicos psiquiátricos. O rico pode pagar o privado. Mas e o pobre? Ele precisa do SUS, e nós precisamos que o sistema funcione, com suas partes ambulatorial e hospitalar dignas”, explicou.

Finalizando, o homenageado enfatizou que a Psiquiatria precisa ser tratada com o mesmo respeito das outas áreas da Medicina.

“A saúde mental deve ser tratada com respeito e dignidade, como se trata a saúde oftalmológica, ginecológica e qualquer outra área médica. É insuportável ver tantas pessoas se suicidando, porque quase 100% delas possuem doenças mentais, estão sem tratamento ou não são tratadas de forma adequada. E isso precisa ser mudado. Porque qualquer um de nós pode precisar de ajuda amanhã, e todos precisam ser respeitados”, concluiu o Dr. Antônio Geraldo.

Com relação à solicitação de realização do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Natal, no ano de 2025, o deputado Hermano Morais frisou que “é um grande desafio, mas nós vamos procurar apoio do Governo do Estado, da prefeitura de Natal e de toda a cadeia profissional envolvida”.

O evento contou com a participação, dentre outras autoridades, da secretária adjunta de Logística em Saúde, Administração e Finanças de Natal, Agda Figueiredo; o assessor parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada,  Coronel Ozael de Melo; o coordenador de Residência em Psiquiatria da UFRN, Dr. Emerson Arcoverde; a presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Psiquiatria, Dra. Ana Lígia; o diretor do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes, Cláudio Lopes; e o vereador Robson Carvalho.

Álbum de fotos

Acesso Rápido