José Dias cobra transferência de recursos constitucionais do Estado para municípios

25/05/2022

Durante seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa, o deputado José Dias (PSDB) cobrou do Governo do Estado o repasse de recursos constitucionais para alguns municípios, bem como a liberação de emendas do seu mandato, do ano de 2019.

“O deputado Francisco, no seu pronunciamento, disse uma verdade quando falou que o Presidente da República cumpre a Constituição e manda dinheiro para o Estado. Mas eu quero pedir ao deputado que faça um apelo à governadora: peça para ela também cumpra a Constituição, repassando os recursos devidos aos municípios”, disse.

José Dias também reforçou o pedido de liberação de suas emendas. “As de outros parlamentares foram liberadas, mas as minhas, ainda não”, ressaltou.

O parlamentar continuou as críticas ao governo estadual, perguntando se “a Constituição Federal só deve ser cumprida pelo Presidente da República para mandar recursos para o Estado”.

“E eu digo mais: o deputado Francisco deveria reconhecer que, além das transferências do Pré-sal, no primeiro trimestre deste ano, a arrecadação do Estado aumentou aproximadamente em R$ 500 milhões. Como isso aconteceu? Com a inflação, devido ao aumento do combustível e da energia. E esse dinheiro deveria ir para o povo, mas não está indo”, reprovou José Dias.

O parlamentar concluiu sua fala, apelando à governadora para que faça também a transferência de recursos para a Saúde de alguns municípios. “Macaíba, Guamaré, Santo Antônio, Afonso Bezerra, dentre outros. Eu não tenho relação nenhuma com esses prefeitos, mas sei que os recursos não estão chegando lá. Isso é gravíssimo e precisa ser corrigido”, finalizou.