Selo Unale
No Dia de Combate ao Abuso Infantil, Hermano Morais alerta para o tema

18/05/2022

Na data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nessa quarta-feira (18), o deputado Hermano Morais (PV) fez pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa alertando para a importância das ações de prevenção contra o abuso infantil. De acordo com o parlamentar, os índices no País e no Rio Grande do Norte são preocupantes.

“Hoje é uma data muito importante para a sociedade brasileira. Inclusive, no último dia 6, a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente desta Casa Legislativa promoveu uma audiência pública muito concorrida, tratando sobre esse assunto que, infelizmente, é muito recorrente”, disse Hermano.

Segundo ele, dados de 2021 levantados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com tabulação do Instituto Santos Dumond (ISD), apontam um crescimento de 217,97% em todo o País. No Rio Grande do Norte, o índice é ainda maior, com avanço de quase 258%. 

“Lamentavelmente os dados são preocupantes, inclusive no RN. Esses números servem para fundamentar o nosso pronunciamento no sentido de chamar a atenção da sociedade para que cada um possa se posicionar e ficar vigilante, haja vista que a maioria dos casos de abuso infantil se dá no leito familiar”, observou ele.

Na ocasião, o deputado reforçou ainda a importância do Disque 100, canal gratuito para denúncias contra a violação de direitos humanos voltado aos grupos de crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência. 

“Em nosso estado, no primeiro ano da pandemia, foram registradas 935 denúncias que configuraram quase 2400 infrações aos direitos das crianças e adolescentes. Destas, 35% são relacionadas à violência sexual, física ou psíquica no território potiguar. Nesse sentido, convoco toda a sociedade a fazer um trabalho preventivo, que é o ideal, mas também o trabalho de denúncia às autoridades competentes”, concluiu Hermano.

Álbum de fotos

Acesso Rápido