Crescimento da violência sexual contra crianças no RN é tema de audiência na Assembleia

04/05/2022

O crescimento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte nos últimos anos e as políticas públicas de enfrentamento serão tema de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, às 14h, nesta quinta-feira (5). A proposição é do deputado estadual Hermano Morais (PV).

“A Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) tem divulgado números preocupantes. A violência sexual contra crianças e adolescentes no RN tem aumentado cerca de 10% por ano e precisamos discutir ações dos governos municipais e estaduais para conter esse crescimento”, argumentou o parlamentar.

A audiência pública acontece às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

De acordo com Hermano, o contexto da pandemia afastou crianças e adolescentes da escola, o que pode ter relação com o aumento de casos. Em recente entrevista, a delegada Igara Rocha afirmou, porém, que o novo coronavírus ajudou a abafar as denúncias, o que significa que o aumento de casos no Estado pode ser ainda maior.

Toda a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente é aguardada no debate, além de prefeituras e Governo do Estado. A iniciativa de Hermano acontece por meio da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente do RN, a qual é presidida por ele no parlamento estadual.