Kleber Rodrigues critica suspensão de atendimentos a autistas por plano de saúde de Natal

12/04/2022

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) destacou o Abril Azul, mês de conscientização do autismo, e lamentou a recente decisão de um plano de saúde com atuação no Estado quanto à suspensão de atendimentos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

“Infelizmente, em pleno Abril Azul, fomos surpreendidos com a decisão da Unimed Natal que desautorizou o atendimento para pacientes com Transtorno do Espectro Autista pelos métodos ABA e Denver, terapias necessárias ao desenvolvimento intelectual desses pacientes”, disse Kleber.

De acordo com o parlamentar, a medida interrompe o atendimento fora das clínicas credenciadas, “ou seja, o serviço não é mais oferecido em ambiente escolar ou familiar como acontecia antes. A decisão pegou todos os pais de surpresa. As terapias fazem parte do processo de evolução de todas as pessoas inseridas no espectro autista. Os planos de saúde custam caro e muitos pais se sacrificam para ter direito a esse benefício”, explicou.

O parlamentar criticou a decisão da operadora de saúde e cobrou da mesma que inicie um diálogo junto aos entes que atuam em favor da causa em busca de soluções. “Os beneficiários não foram previamente informados dessa medida. Que a Unimed possa discutir com as pessoas interessadas, sem prejudicar à sociedade. Além da decisão, a forma como ela foi feita causa insatisfação”, alega ele.

Na oportunidade, o deputado anunciou a realização de audiências públicas para debater sobre o autismo no Rio Grande do Norte. “A primeira delas acontece no dia 19, na Assembleia Legislativa, e uma segunda audiência na Câmara Municipal de Mossoró, no dia 28, para tratarmos os desafios e conquistas do autismo no Estado. A luta pela inclusão é de todos nós, mas estou convicto que nossas ações individuais vigilantes também são fundamentais”, concluiu.