Subtenente Eliabe ressalta importância da Guarda Municipal contra a criminalidade

07/04/2022

O deputado estadual Subtenente Eliabe (SDD) ressaltou a importância da atuação das guardas municipais no combate à violência. O parlamentar participou recentemente de uma audiência pública sobre o funcionamento da corporação no município de São Gonçalo do Amarante, onde possui apenas 17 membros.

“São Gonçalo tem mais de 100 mil habitantes e apenas 17 guardas, mesmo número de vereadores inclusive. Quando precisava de pelo menos 400 homens. Aproveitamos para ratificar nosso apoio e compromisso com todas as guardas do RN”, disse Eliabe durante pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (07).

Dos 167 municípios potiguares, apenas 31 possuem suas respectivas guardas municipais. “E essas têm papel fundamental e estratégico de apoio e auxílio as demais forças de segurança. A presença das guardas contribuem para amenizar violência, inibir ação delituosa, garantir integridade dos órgãos públicos”, disse o deputado.

Para o parlamentar, é preciso mostrar às Prefeituras que a Guarda Municipal é na verdade um investimento em uma área necessária. “A violência está presente nas cidades, e em ambiente violento não há economia, educação, governabilidade. É um investimento que vale a pena. As vezes acham que guardas são concorrentes das outras forças, mas tem bandido para todo mundo. Não vai faltar bandido para que as forças possam agir”, finalizou.