Selo Unale
Hermano Morais comenta participação na Conferência Internacional de Saúde

06/04/2022

O deputado Hermano Morais comentou, na sessão desta quarta-feira (06), na Assembleia Legislativa, sobre sua participação, na segunda-feira (05), da Terceira Conferência Internacional de Inovação em Saúde, promovida pelo LAIS/UFRN, e que teve como tema, “Sistemas Resilientes: o impacto social da inovação em saúde”. Durante o evento, com participação de autoridades em saúde pública do Rio Grande do Norte e convidados do Brasil e de atuação internacional, Hermano participou de um simpósio para tratar de uma lei de sua autoria, que instituiu um banco de dados com cadastros de pessoas acometidas pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

 

“O que vem a ser ELA? É uma doença das piores que existem para a humanidade, uma das mais cruéis. Uma doença neurodegenerativa que provoca falência múltipla dos órgãos, deixando as pessoas, mesmo conscientes, totalmente paralisadas”, explicou Hermano. O deputado é autor da lei que vai subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas para pessoas diagnosticados com a doença no RN, com a finalidade de registrar ocorrências de casos em todo o Estado e oferecer informações sobre tratamentos à população.

 

“É uma doença descoberta há 150 anos, mas a comunidade científica do mundo inteiro ainda não conseguiu cura”, afirmou o deputado, que apresentou a lei de sua autoria, já sancionada pelo Governo do Estado. “Para nossa surpresa e alegria, a lei foi citada em pronunciamentos de participantes de outros estados que pediram a cópia do projeto para levar às Assembleias Legislativas”, disse Hermano, que também foi procurado por um professor da USP para saber detalhes da legislação.

 

“Ele sugeriu que esse tipo de trabalho fosse feito em nível nacional, para que assim nós tenhamos uma noção melhor do número de pessoas”, disse Hermano, além da comunidade científica poder avaliar a questão de sexo, etnia e outros elementos, para estudar melhor sobre a doença e quem ela atinge. Hermano adiantou que no mês de junho, atendendo solicitações, irá promover uma audiência pública para dar melhor conhecimento à sociedade sobre a doença.

Álbum de fotos

Acesso Rápido