Selo Unale
Francisco do PT chama atenção para luta das mulheres do campo

08/03/2022

Ao parabenizar as colegas deputadas, servidoras da Casa e a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, o deputado Francisco do PT fez menção especial ao Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). No seu pronunciamento, durante a sessão plenária desta terça-feira (8), o parlamentar destacou também todos os movimentos de luta das mulheres do RN e do País.

“Esta é uma data importante do ponto de vista das reflexões que devemos fazer todos os dias, nos somando e apoiando a luta das mulheres em defesa de uma sociedade que possa respeitá-las, que possa inclusive ajudar no combate à violência contra a mulher, ao machismo estrutural, à misoginia e a todo preconceito, discriminação e desigualdade entre homens e mulheres”, disse o deputado.

Francisco afirmou que seu mandato apoia a luta e as causas defendidas pelas mulheres na perspectiva de uma sociedade mais igualitária. O parlamentar apresentou moção de congratulação ao MMC. “Por sua luta histórica e esse voto é extensivo a todos os movimentos de luta das mulheres do nosso País e do nosso Estado”, disse o parlamentar.

O deputado destacou que no RN o Movimento das Mulheres Camponesas, que nasceu na década de 80, luta pela organização e libertação das mulheres, apoiando a sindicalização e respeito aos direitos previdenciários, entre outras conquistas.

Francisco citou que o movimento está organizado a partir dos grupos de bases, está presente em 18 estados e no RN tem atuação em municípios como Itajá, Angicos, Ipanguaçu, Assu, Rafael Fernandes, Mossoró e Serra do Mel.

O deputado destacou a atuação das suas lideranças: “Dona Salete, Francione, da Comunidade Quilombola, a artista Itamara e todas as lideranças camponesas de outras regiões do RN. E destacar o importante papel da companheira Micheli Calassi, entendendo esse voto de congratulações não só às mulheres lutadoras do campo, como também a todas e todos que buscam uma sociedade mais justa”, disse.

Álbum de fotos

Acesso Rápido