Vivaldo Costa relata que situação da saúde mental no País é de calamidade

08/03/2022

O setor de saúde mental no Brasil tem enfrentado graves problemas e a situação é de calamidade. A informação foi divulgada na sessão ordinária desta terça-feira (08) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PSD).

"A situação do doente mental hoje é precaríssima em todo o Brasil, é calamitosa, é de calamidade pública. A família não tem onde colocar o doente mental. Se vai para um pronto-socorro não tem psiquiatra, se tem que internar no hospital geral não tem estrutura para acompanhar. Isso acaba transtornando muito a vida daquela família", relatou Vivaldo, que também é médico.

O parlamentar voltou a usar como referência o trabalho que vem sendo feito no município de São José do Seridó, onde foi implantado o programa "A Vida Fala Mais Alto", levando assistência para casos semelhantes aos postos de saúde. Vivaldo lembrou que a Lei de sua autoria semelhante já foi aprovada no Legislativo e sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT), mas ainda não implementada. O parlamentar cobrou que a iniciativa seja colocada em prática junto às Prefeituras.