Oiticica, construção de Iern e recuperação de estradas pautam pronunciamentos de deputados

16/02/2022

Os temas barragem de Oiticica, construção de uma unidade do IERN em Santana do Matos e recuperação de rodovias da malha viária do Estado, pautaram os pronunciamentos da sessão plenária da Assembleia legislativa, na manhã desta quarta-feira (16), no horário destinado aos deputados.

O deputado Vivaldo Costa (PSD), primeiro inscrito no horário, considerou justa a homenagem estabelecida em uma Lei aprovada no parlamento estadual, em 2014, com base em projeto do deputado Tomba Farias (PSDB), que denomina a barragem de Oiticica em fase de conclusão no município de Jucurutu, na região Seridó, de Governador Iberê Ferreira de Souza.

“Fui amigo de Iberê, um homem da região do Trairi muito aceito pelo povo seridoense. Nada mais justa que essa homenagem de gratidão pelo trabalho que ele fez pelas duas regiões, colocando o seu nome na barragem de Oiticica”, afirmou o deputado seridoense.

Vivaldo também voltou ao assunto da assistência psiquiatra no Estado, “porque sem hospitais especializados o povo não tem como dar assistência aos seus familiares”. O parlamentar destacou que o projeto de sua autoria ‘A Vida Fala Mais Alto’, com base na experiência de São José do Seridó, precisa ser regulamentado e colocado em prática pelo Governo do Estado nos 167 municípios em convênio com as prefeituras.

Por sua vez, o deputado Francisco do PT disse que se somava à homenagem à Iberê e que já havia passado cópia da Lei para o Gabinete Civil, abordando em seguida o assunto da construção de uma unidade do IERN em Santana do Matos.

“A prefeitura de Santana do Matos ofereceu um terreno, mas a Secretaria de Educação do Estado considerou que o terreno não era o ideal. Por isso o Instituto será construído em um terreno que já pertence ao Estado, no centro da cidade, onde funcionava uma escola. Não existe conflito com o município. O que está sendo discutido é em diálogo entre o governo e a prefeitura de Santana do Matos”, afirmou Francisco do PT.

O deputado Dr. Bernardo (MDB) manifestou a sua satisfação em ter recebido uma comunicação da governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT) sobre a recuperação da rodovia que liga Patu, na região Oeste, com Catolé do Rocha, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.

“Só uma parte seria recuperada, mas a governadora me informou que todo o trecho será feito e as obras já foram iniciadas. A RN-078 é muito importante economicamente para a região, pois é utilizada para escoamento da produção de frutas e de sal do Oeste. Além disso muito utilizadas pelos estudantes que frequentam aulas em Patu e em Catolé do Rocha. Essa estrada era um pesadelo porque passaram vários governos e nada foi feito”, afirmou o deputado.

Dr. Bernardo disse que outros trechos de rodovias solicitados por ele também vão ser recuperados este ano, entre eles a rodovia Willy Saldanha, que liga Caicó a Jardim de Piranhas.