Selo Unale
Deputados falam sobre problemas e soluções na área de Saúde do Estado

15/02/2022

As questões relacionadas à saúde balizaram os pronunciamentos dos parlamentares Vivaldo Costa (PSD), Jacó Jácome (PSD) e Dr. Bernardo (MDB), inscritos no horário destinado aos deputados, na sessão plenária da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta terça-feira (15).

Primeiro a falar nessa sequência da sessão, o deputado Vivaldo Costa retomou o tema do tratamento do doente mental no Rio Grande do Norte, um assunto, que segundo ele, sempre se preocupou desde os tempos em que ainda era criança e depois como estudante de medicina.

“Ainda quando era criança, em São José do Seridó, presenciei a forma como era tratado o doente mental. Era colocado amarrado em cima de um caminhão e mandado para Natal. Depois, quando estudava medicina frequentei o Hospital Colônia onde havia mil doentes e apenas um médico psiquiatra para tratar. Os doentes ficavam praticamente nus e outros totalmente nus e comiam com as mãos”, desabafou Vivaldo Costa.

Vivaldo disse que esse drama ficou na sua cabeça e quando teve a oportunidade implantou o tratamento psiquiátrico no Seridó, contando inicialmente com a participação do médico Rubens Santos e posteriormente com Salomão Gurgel e com o apoio desses dois médicos iniciou o tratamento psiquiátrico em Caicó e nos municípios vizinhos. Com o passar do tempo foi construído com a ajuda da população, um hospital psiquiátrico sem recursos públicos, com ajuda da população que levou dez anos para ficar pronto. “Infelizmente, hoje não existe mais nem o pavilhão, nem o hospital psiquiátrico”, lamentou o deputado Vivaldo.

Já o deputado Jacó Jácome registrou que o 15 de fevereiro é o dia em alusão ao combate do câncer infantil e faz esse trabalho focado na saúde, nas comunidades e também com conscientização pelas redes sociais e rádios comunitárias.

“É importante lembrar que, infelizmente, o câncer infantil ainda acomete crianças no Brasil e no Rio Grande do Norte. A única forma de combater precocemente é o diagnóstico sendo feito e acompanhado por um especialista. É importante que qualquer alteração no corpo da criança seja levada ao médico para que seja detectado precocemente, o que há grandes possibilidades de cura”, afirmou.

O deputado Jacó registrou que uma equipe do seu gabinete está em Parnamirim, na comunidade Passagem de Areia fazendo um trabalho social, o que feito permanentemente em várias localidades, para resolver algumas situações na área de saúde que não são resolvidas pelo poder público. Ele agradeceu ao pastor Elinaldo da Assembleia de Deus por ter aberto às portas para que a equipe faça um trabalho social digno.

Ao final agradeceu aos vereadores de Japi pelo título de cidadão que ele e o pai Antônio Jácome vão receber na noite desta terça-feira, na Câmara de Vereadores da cidade. O último orador do horário, o deputado Dr. Bernardo enalteceu a iniciativa do Governo do Estado pela implantação do Programa de Cirurgias Eletivas em hospitais do interior.

“Isso é um marco nas cirurgias eletivas do Rio Grande do Norte. Nós estávamos numa fila de 13 mil cirurgias. Felizmente eu tenho acompanhado de perto essa atuação, especialmente na região Oeste.  O programa tem realizado 50 cirurgias de ortopedia por mês em Açu. Agora vão ser realizadas 100 cirurgias gerais por mês; 100 cirurgias ortopédicas em Mossoró;100 em Apodi; 65 em Caraúbas e 100 cirurgias sendo 50 vascular e 50 gerais no hospital de Pau dos Ferros. Quero dizer que já se percebe um alívio no rosto das pessoas que estavam na fila, que não tinham acesso para a operação”, afirmou o deputado, destacando que os médicos professores é que estão operando nos hospitais do Estado.

Álbum de fotos

Acesso Rápido