Vivaldo Costa alerta para importância da prevenção ao câncer de próstata

10/11/2021

No mês mundial de combate ao câncer de próstata, o deputado Vivaldo Costa (PSD) alertou para a importância da campanha Novembro Azul e para que os homens realizem os exames de prevenção com regularidade. O destaque ao tema foi durante o seu pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (10), durante a sessão plenária híbrida na Assembleia Legislativa.

“É muito importante prevenir porque o câncer de próstata tem cura e cerca de 70% a 80% das pessoas ficam totalmente curadas, então quem fizer o exame e detectar a doença tem uma chance de cura muito grande com o tratamento”, orientou o parlamentar.

Vivaldo Costa, médico por formação, também citou que os exames podem ser realizados pelo SUS. “A primeira providência que os médicos devem tomar é solicitar o exame PSA e fazer o toque retal, que é um exame que continua insubstituível e pode ser feito por qualquer médico treinado sem nenhuma dificuldade e em qualquer posto de saúde”, afirmou.

O deputado também enalteceu a atuação do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e sugeriu que a saúde do homem também deve ser priorizada.