Ato solene homenageia Rádio Currais Novos por proposição do deputado Ubaldo Fernandes

05/11/2021

Por proposição do deputado Ubaldo Fernandes (PL), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira (5), no plenário da Câmara Municipal de Currais Novos, uma sessão solene em homenagem aos 63 anos de existência da Rádio Currais Novos, antiga Rádio Brejuí.

“Estamos reverenciando a história desse importante veículo de comunicação para o município e para toda a região Seridó do Rio Grande do Norte. A emissora chega, também, com a sua programação a cidades de outras regiões do nosso Estado e da vizinha Paraíba. Fundada em 1958 com o nome de Rádio Brejuí, hoje esta rádio que se transformou numa FM é um dos órgãos de comunicação mais respeitados e valorizados, sendo muito importante para a história e o desenvolvimento deste município, da região e para o seu povo”, registrou o deputado na abertura da solenidade.

O atual diretor da rádio, que comanda mais três emissoras da Rede de comunicação da Diocese de Caicó, padre Welson Rodrigues falou sobre as dificuldades que enfrentaram para a aquisição do prefixo da rádio, quando o grupo da então Rádio Brejuí decidiu vender o seu prefixo.

“Foi preciso a colaboração de muita gente de Currais Novos para conseguir o dinheiro, pois não tínhamos um vintém para comprar. Conseguimos comprar e a Rádio Currais Novos deu passos largos, graças ao comércio local. Ela está no top do coração dos curraisnovenses, com uma programação diversificada. A rádio continua sendo uma escola. Não é fácil manter. Por isso a gente agradece aos comerciantes. Muita coisa já fizemos e muita coisa ainda se pode fazer nesse trabalho de evangelização da Igreja atual”, destacou o padre Welson.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Edmilson Sousa frisou por seu turno, que a Rádio tem uma história para a cidade e o seu povo. “Essa rádio encanta todos nós. A sua história faz parte da vida de todos nós”, destacou o vereador que fez uma referência a antigos nomes da rádio, como Eliel Bezerra e R. Alves.

Outro orador da Mesa dos Trabalhos, o vereador Daniel Bezerra, que foi o propositor na Câmara para a realização do ato solene, lembrou-se do tempo em que a população ouvia pela rádio aos sábados, a transmissão da missa da paróquia de Santana. “Eu me lembro do acompanhamento das apurações em anos de eleições, o que era muito emocionante. A rádio foi importante para a cidade. Desde o seu início já se destacava. Depois havia um temor que as rádios iam fechar com o avanço da tecnologia. No entanto a rádio permaneceu no controle de pessoas da cidade. A sua história se confunde com a história da cidade”, pontuou o vereador.

A vice-prefeita da cidade, Ana Lúcia de Albuquerque, que também fez parte da Mesa, registrou o interesse que a rádio despertou na população de Currais Novos, desde o tempo em que entrou no ar. “Sempre primou pela informação certa, sempre respeitando os seus ouvintes e os patrocinadores, primando pela verdade, como ocorre ainda hoje”, frisou.

Onze pessoas foram homenageadas com placas comemorativas, entre diretores, colaboradores e anunciantes da Rádio. Em nome dos homenageados falou o ex-prefeito da cidade José Vilton da Cunha um dos comerciantes colaboradores.

“Sou ouvinte da Rádio desde os tempos de menino de calças curtas. A rádio desempenhou um papel muito importante com avisos de utilidade pública, oferecimento musicais, informações precisas. Sempre divulgando o que vem ao encontro dos anseios da sociedade. Hoje todos querem a rádio Currais Novos cada vez mais forte. Por isso apoiamos e anunciamos”, destacou Wilton.

Presidida pelo deputado Ubaldo Fernandes, a Mesa dos trabalhos contou com a participação da Vice-prefeita Lúcia Lopes de Albuquerque; vereadores Edmilson Sousa e Daniel Bezerra; José Wilton; Padre Welson Rodrigues; e o diretor de programação da Rádio, Hessi Ramos.