“Conhecendo a Constituição em Miúdos” foi tema de palestra na sede da Escola

26/10/2021

Na manhã desta última segunda-feira (25), a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu a palestra “Conhecendo a Constituição em Miúdos”, projeto desenvolvido pela Escola Legislativa de Pouso Alegre, Minas Gerais.

Esse projeto, que está integrada ao “Conexão Cidadã”, tem como objetivos proporcionar aos jovens um contato com temas abordados na Constituição Federal, numa linguagem simples e acessível, propiciando uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade desses jovens, além de provocá-los para uma posição mais crítica, tornando-os mais atuantes.

A palestrante convidada e autora do projeto, Madu Macedo, esteve em Natal com o vereador-presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Leandro Morais. Madu discorreu de forma lúdica sobre o assunto, mostrando que o entendimento das leis é importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e atuante. O evento aconteceu com a presença dos servidores da Assembleia Legislativa do RN, de vereadores do interior e de representantes de escolas.

"É uma grande satisfação estar aqui trazendo esse projeto que tanto nos orgulha. Quem sabe nós todos possamos trabalhar para transformar a vida do outro", destacou a diretora.

Em formato diferenciado, a Constituição em Miúdos é fruto de uma parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL e Câmara Municipal de Pouso Alegre – MG. Com linguagem informal e divertida e, por meio de diálogos simples, o leitor aprende sobre diversos temas de interesse do cidadão brasileiro: Estado, economia, cultura, política, educação e saúde, entre outros. A obra com 116 páginas é exibida com quadros-resumo, que relembram o que foi apresentado.

O diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima, agradeceu a presença da diretora Madu Macedo, do vereador-presidente, Leandro Morais e disse que o RN está de portas abertas para que a educação cidadã seja levada às escolas do Estado.

"Sucesso em muitas cidades do país, a Constituição em Miúdos trata dos principais tópicos da nossa Carta Magna. O conhecimento é de extrema importância para a vida do cidadão, pois a partir da compreensão haverá o entendimento sobre seus direitos e deveres, permitindo a participação ativa nas decisões políticas", finaliza o diretor.