Vivaldo e Francisco do PT discutem sobre ações da classe política em favor do RN

22/09/2021

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) começou seu discurso na sessão desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, no horário destinado aos deputados, citando uma frase do ex-governador Cortez Pereira: “Se unidos somos fracos, desunidos não somos nada”. Vivaldo utilizou a citação para fazer um apelo à classe política em torno de soluções para os problemas do Rio Grande do Norte, ressaltando o apelo feito pelo deputado Nelter Queiroz (MDB) ao Governo do Estado, para garantir abastecimento a municípios que estão em colapso.

“A minha voz se somará a voz de Nelter, de Francisco do PT, de Hermano Morais (PSB), e de todos que estão clamando por soluções para Jardim de Piranhas, Assu, e outras cidades. Contará com meu apoio junto à governadora Fátima Bezerra”. Vivaldo também chamou atenção para a falta de sensibilidade dos bancos oficiais, que não têm perdoado os pecuaristas que estão com dívidas em aberto. “Eles não estão pagando porque não têm como. Parece que esses bancos oficiais são dirigidos por pessoas totalmente insensíveis, como é o caso da agência do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste de Caicó”, reclamou o parlamentar.

Vivaldo disse que conversou com agropecuaristas que lhe relataram a pressão que vêm sofrendo pelo Banco do Nordeste de Caicó. “Querendo receber o que eles não têm para pagar”, disse Vivaldo, pedindo compreensão. O deputado pediu ajuda da classe política em defesa dos agropecuaristas que enfrentam “a maior seca dos últimos 90 anos no Rio Grande do Norte”. Vivaldo ainda alertou para a Conab, que não distribuiu ainda semente no Estado. “É hora de se unir em torno dos problemas do Estado, essa não é hora de falar em eleições de 2022. É hora de se unir”, encerrou Vivaldo.

Segundo orador no horário, o deputado Francisco do PT agradeceu a direção do Esporte Clube de São Gonçalo do Amarante, que lhe concedeu o título de sócio benemérito. Depois relatou a audiência que teve nesta terça-feira com a governadora Fátima Bezerra (PT), onde, ao lado do presidente da Federação de Câmaras do RN, vereador Paulinho Freire (PDT), levou 18 presidentes de Câmaras a uma conversa com a governadora e sua equipe de auxiliares.

Francisco do PT articulou o encontro para que os vereadores informassem à governadora, que durante a Marcha de Vereadores, ocorrida no final de agosto, em Brasília, em uma audiência com 200 parlamentares do interior do Rio Grande do Norte, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou que somente o Rio Grande do Norte não havia aderido ao programa Casa Verde e Amarela, do governo federal.

O Programa Casa Verde e Amarela foi lançado em agosto de 2020, em substituição do Programa Minha Casa Minha Vida, e além de construção de casas e apartamentos com recursos do FGTS, inclui regularização fundiária, melhoria de residências, e outras ações como o aluguel social. “Nessa audiência com os vereadores o Governo comprovou ofícios e e-mails enviados ao Governo Federal solicitando a inclusão do Rio Grande do Norte”, declarou Francisco do PT.

“A questão é que o programa do Governo Federal foi feito para atender ‘municípios e o Distrito Federal’, ficando os estados de fora. Devemos fazer política com a realidade dos fatos”, alertou Francisco, chamando atenção para o ‘equívoco’ que o ministro Rogério Marinho repassou aos vereadores do RN. “Ele tentou jogar os vereadores contra a governadora com uma informação inverídica”, disse o parlamentar, explicando que o programa, da forma que foi feito, tem que ter a adesão das Prefeituras. “Ontem essa informação foi dirimida, esperamos que fatos dessa natureza não se repitam”, encerrou o deputado Francisco do PT.