Deputados estaduais recebem pleitos de Apodi em reunião com prefeito, vice e vereadores

08/09/2021

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) foi procurado por lideranças políticas de Apodi, que apresentaram pleitos considerados prioridades para o município. As lideranças políticas solicitaram o apoio do parlamentar e do Legislativo do RN junto ao governo estadual para a continuidade de obras e serviços considerados essenciais. A reunião aconteceu na sala da presidência, na manhã desta quarta-feira (8) e contou com a presença do prefeito e vice do município, Alan Jefferson da Silveira Pinto e Neilton Diógenes, além de 12 vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Júnior Souza.

A conclusão de pelo menos 28% de obras de saneamento básico, campus da UERN, prolongamento do acesso do distrito de Soledade à divisa do Ceará; o terminal turístico da barragem de Santa Cruz, a manutenção das UTIs do Hospital Regional Hélio Morais Marinho e a ampliação da delegacia de polícia civil para que seja regional foram os principais pleitos elencados.

“Vocês podem contar com o apoio irrestrito da nossa Casa, que se une independente das cores partidárias em prol dos municípios”, afirmou Ezequiel Ferreira, que de pronto se comprometeu a intermediar os pleitos junto ao governo do RN e apresentar emenda parlamentar de R$ 2 milhões no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2022 direcionada ao município. O deputado também parabenizou as lideranças apodienses pela união do Executivo e Legislativo na apresentação dos pleitos que irão beneficiar a população em diversos campos, como o incremento do turismo, a geração de emprego e renda e serviços essenciais. Também estavam presentes à reunião os deputados Getúlio Rêgo (DEM), Kelps Lima (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Souza (PL)

“Essas melhorias são urgentes”, destacou o prefeito Alan Jeferson, que destacou a necessidade de que as obras de saneamento básico avancem, além da melhoria de estradas que podem beneficiar o turismo local e a economia, permitindo o escoamento da produção agrícola não apenas de Apodi, mas dos municípios vizinhos.

Ações

Os pleitos para o município de Apodi já integram as ações do mandato do presidente Ezequiel Ferreira. Entre eles, a questão do ramal Apodi, uma luta do deputado junto ao ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. No final de junho foi autorizado o início das obras de construção desse ramal, numa obra que irá beneficiar 750 mil pessoas. O investimento federal no empreendimento será de R$ 938,5 milhões. O Ramal do Apodi levará água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará. Esta será a última etapa do Eixo Norte. As águas beneficiarão 32 cidades no Rio Grande do Norte, 13 na Paraíba e nove no Ceará.

Outra ação do seu mandato foi a solicitação da manutenção dos leitos de UTI no Hospital Regional de Apodi, pleito apresentado na reunião de hoje. A unidade de saúde possui 15 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19, entre clínicos e aqueles destinados ao suporte respiratório pulmonar, as chamadas UTIs. Consciente da importância destes equipamentos para a população, o deputado Ezequiel Ferreira apresentou requerimento solicitando a manutenção dos leitos de UTI da unidade hospitalar.

"Durante a atual pandemia, o Hospital Regional Hélio Morais Marinho teve uma grande importância na estratégia de urgência e emergência na assistência da população, visto que tiveram momentos em que os leitos foram absorvidos por cidades de quatro regiões diferentes", disse Ezequiel. Ainda de acordo com o parlamentar, a manutenção destes leitos de UTI, agora classificados como leitos gerais, "é de fundamental importância para a cidade de Apodi e para a segunda regional de saúde".

Os equipamentos estão desafogando os leitos do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, assim como também o hospital regional de Pau dos Ferros. A solicitação foi encaminhada a governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia.

Além desta iniciativa, Ezequiel tem capitaneado outras importantes ações a favor do município. Por meio da atuação do presidente da Assembleia Legislativa, o município recebeu investimentos para perfuração de poços na zona rural da cidade, pavimentação e drenagem de ruas e compra de maquinários agrícolas.

Ezequiel ainda requisitou recursos para que a cidade pudesse melhorar a estrutura da saúde pública. Já para a segurança, Apodi recebeu uma nova viatura recentemente após solicitação do deputado. Outro importante benefício conquistado pelo município foi a destinação de casas populares para a população de baixa renda, por meio de ação junto a Cehab.