Selo Unale
Vivaldo Costa defende a presença de médicos generalistas no Programa Saúde da Família

07/07/2021

Tendo como pauta constante o desenvolvimento do Programa Saúde da Família no Rio Grande do Norte, o deputado Vivaldo Costa (PSD) voltou a cobrar do Governo do Estado e das administrações municipais a presença de médicos generalistas nas equipes das Unidades Básicas de Saúde do RN. Em pronunciamento nesta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou a importância destes profissionais para o atendimento precoce da população.

“Mesmo com os mais de vinte anos de atuação do programa no Estado, ele ainda não está bem encaixado, pois o seu propósito é oferecer atendimentos com médicos generalistas - e não especialistas. Ele pode até ser especialista em alguma área, mas dentro do programa ele tem que prestar atendimentos básicos à criança, à mulher, aos problemas psiquiátricos de urgência, entre outros – atuando como atuavam os chamados médicos da família”, destacou Vivaldo.

De acordo com ele, o município de São José do Seridó é um exemplo a ser seguido pelos demais. A atuação do programa na cidade, segundo exemplificou Vivaldo, reduziu significativamente o índice de suicídios locais. “Temos a solução no RN para prestar assistência básica de ótima qualidade à população carente, sendo preciso somente que o Governo e as prefeituras foquem nesse programa, fazendo dele uma ação plena com atendimento global”, concluiu o deputado.

Álbum de fotos

Acesso Rápido