Selo Unale
Galeno destaca visita da Frente Parlamentar das Águas às obras de Transposição do São Francisco

25/05/2021

O deputado Estadual Galeno Torquato (PSD), atual presidente da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa destacou, durante sessão híbrida desta terça-feira (25), uma visita técnica que os membros da Frente farão às obras da transposição das águas do Rio São Francisco. De acordo com o parlamentar, na próxima sexta-feira (28), os deputados visitarão a cidade de Cachoeira dos Índios, localizada no Estado da Paraíba, já na fronteira com o Ceará.

“Iremos visitar essa cidade que é a sede da primeira barragem – Barragem Tambor – que irá abastecer a bacia do Rio Apodi com as águas da transposição do Rio São Francisco. De lá iremos para a cidade de Cajazeiras, visitar a Barragem Caiçara e o canal Engenheiro Ávidos que vai proporcionar a perenização do Rio Piranhas-Açu, onde as águas chegarão às barragens de Oiticica e Armando Ribeiro, já em nosso Estado”, informou.

Galeno destacou a importância da visita que será acompanhada do deputado estadual da Paraíba, Jeová Campos. “Iremos em comitiva e vale destacar que o convite foi estendido a autoridades dos dois Estados”, ressaltou.

O parlamentar destacou que em recente visita ao RN, o ministro do Desenvolvimento Regional, potiguar Rogério Marinho, garantiu que até o final do ano as águas do São Francisco chegarão ao RN, justamente através do canal Engenheiro Ávidos. “O ministro garantiu que no dia 24 de junho, o presidente Jair Bolsonaro virá ao RN assinar a ordem de serviço, autorizando o início da obra do novo projeto que é o trecho de 113 km que vai da Barragem Caiçara, no Ceará, até a cidade de Major Sales - no RN. Uma obra de R$1 bilhão”, explicou.

Galeno Torquato destacou ainda que o segundo trecho da obra de transposição do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte, vai beneficiar 38 cidades do Alto e do Médio Oeste potiguar. “Com isso o RN passará a ter dois eixos de aporte das águas do Rio Francisco, assim como a Paraíba. Um na Bacia Piranhas-Açu e o outro no canal do Apodi”, finalizou.

Álbum de fotos

Acesso Rápido