Selo Unale
Comissão de Saúde aprova plano para entrega regular de remédios a doentes crônicos

19/05/2021

Os deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovaram projeto de lei que dispõe sobre a criação de um Plano de Emergência para entrega regular de remédios aos doentes crônicos no RN. A iniciativa é do deputado Kleber Rodrigues (PL), com relatoria da deputada Cristiane Dantas (SDD) e foi aprovado à unanimidade na sessão plenária desta quarta-feira (19).

O segundo projeto aprovado pela Comissão de Saúde dispõe sobre a criação do cartão digital de vacinação. A iniciativa é do deputado Ubaldo Fernandes (PL) e a relatoria também foi de Cristiane Dantas.

Os integrantes da Comissão de Saúde aprovaram ainda o projeto de lei apresentado pela deputada Isolda Dantas (PT) que institui a Política Estadual de Atenção, Diagnóstico e Tratamento às pessoas com doenças raras no RN. Contou com relatoria do presidente da comissão, deputado Getúlio Rêgo (DEM).

“Nós da Comissão de Saúde estamos com a disposição em focar toda a problemática de saúde do nosso Estado e convidar os membros para colocar em prática, principalmente os médicos, para promovermos visita aos hospitais a fim de contribuir para melhoria dos serviços, elaborando diagnóstico da situação de cada um, e levando sugestões à Secretaria de Saúde e ao Governo”, afirmou Getúlio Rêgo.

O presidente da comissão afirmou que a atuação será no sentido de tentar ampliar o espaço de atendimento à população: “Principalmente das pessoas mais humildes. Estamos vivendo uma pandemia e foram suspensos os atendimentos eletivos que estão impossibilitados de ocorrer na rede pública, agravando o sobrestamento desse atendimento. Está havendo acúmulo de procedimentos que não deveriam acontecer”, lamentou o deputado.

Getúlio Rêgo chamou a atenção para a necessidade de retomada de procedimentos em pacientes com problemas como hérnias, tumores ovarianos, cálculos renais e outros. “Temos que atuar de forma intensa para tentar despertar no governo e na gestão da saúde a iniciativa de políticas alternativas que ofereçam chance para essas pessoas saírem do sufoco em que se encontram”, afirmou.

Álbum de fotos

Acesso Rápido