Selo Unale
Francisco do PT critica desmonte no ensino superior por parte do Governo Federal

11/05/2021

Os cortes no orçamento da Educação, por parte do Governo Federal, bem como as nomeações de reitores sem considerar o processo democrático das eleições diretas nas instituições, foram alguns dos pontos criticados pelo deputado Francisco do PT. O deputado fez pronunciamento na sessão plenária remota desta terça-feira (11) e destacou os problemas no ensino superior do País.

“Trago aqui um assunto preocupante, que são os cortes orçamentários que comprometem o funcionamento das instituições públicas de ensino no nosso país. A educação pública brasileira tem sido um dos setores mais fortemente desconstruídos desde o golpe de 2016”, criticou Francisco.

O deputado afirmou que os ataques vêm se aprofundando em medidas que denotam ingerência na autonomia das instituições de ensino superior, com a nomeação de pessoas que sequer tinham participado da escolha democrática. “Atuou ainda para coibir manifestações nos ambientes universitários e progressivamente vem reduzindo os investimentos na Educação. A Emenda Constitucional 95 significa um verdadeiro desmonte das políticas públicas estratégicas”, exemplificou o deputado.

Francisco do PT afirmou que a LOA de 2021 impôs um corte de 18% em relação a 2020, que significa uma redução de R$ 1 bilhão. “Comprometendo o ensino, pesquisa e extensão das 69 instituições de educação pública”, lamentou o deputado.

Outro ponto ressaltado pelo parlamentar foi o prejuízo causado a estudantes de baixa renda, com o corte de R$ 77 milhões destinados a programas de assistência social. “Esse contingente representa cerca de 50% das matrículas do ensino superior nas universidades públicas brasileiras. Com menos recursos, as instituições terão que se adequar a uma situação de precariedade quanto ao funcionamento e desenvolvimento de um trabalho que tem tanta repercussão na vida das pessoas e das comunidades”, afirmou.

O parlamentar finalizou afirmando que “defender a prioridade à educação não se resume a defender aulas presenciais, mas se posicionar contra esses cortes brutais na educação em nosso País”.

O deputado também registrou nota de pesar pelo falecimento do amigo parelhense Nozinho Barbeiro, mais uma vítima da Covid. “Meu profundo pesar pela perda desse homem simples, do povo, que tinha uma barbearia histórica em nosso município e uma família grande, com muitos filhos, netos e bisnetos. Um deles candidato a vice-prefeito de Parelhas nas eleições passadas, o músico Pacelli Pereira”, lamentou Francisco.

Acesso Rápido