Selo Unale
Dr. Bernardo requer liberação de armazenamento de água em Barragem de Lucrécia

06/05/2021

O deputado estadual Dr. Bernardo (MDB) solicitou ao Governo do Estado, a realização de um novo estudo para que a medida de segurança adotada na barragem de Lucrécia, seja flexibilizada. A medida, que abriu as comportas do reservatório para escoar a água represada, foi recomendada após visita técnica que observou fragilidade na estrutura do equipamento.
 
“O estudo aconselha que o reservatório não passe de 7 milhões de metros cúbicos e parte da população acha que estão agindo com excesso de zelo. O reservatório tem grande importância econômica não só para a cidade de Lucrécia, mas para toda região. Por isso, peço um estudo mais aprofundado para rever a real capacidade do açude”, declarou o parlamentar. 
 
No dia 29 de abril, a Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) e o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), informou que as comportas da barragem de Lucrécia foram abertas para facilitar o escoamento  da água represada. “A abertura é uma medida preventiva para garantir a segurança da represa”, informou em documento assinado pela Semarh e Igarn. Que continuou: “Para manter a segurança da barragem, já que sua estrutura tem sofrido com as ações do tempo desde a sua construção, em 1934”.
 
Dr. Bernardo também registrou a mudança na paisagem da região Oeste após as recentes precipitações. “Em 15 dias mudou o quadro invernoso da região Oeste. Açudes de pequeno e médio porte sangrando e reservatórios grandes se aproximando da cota máxima. Isso é bom para o RN”, disse.
Álbum de fotos

Acesso Rápido