Isolda Dantas diz que prefeitura de Mossoró errou no planejamento da vacinação

27/04/2021

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) usou a tribuna virtual da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (27), durante sessão ordinária, para responsabilizar a administração municipal de Mossoró pela falta da segunda dose da vacina imunizante da Covid-19, nos postos de saúde. De acordo com a parlamentar, faltou planejamento, o que acabou prejudicando mais de cinco mil pessoas que ficaram sem a segunda dose da vacina.

“Acompanhei de perto e acho importante recompor a verdade. A prefeitura quis culpar o Governo do Estado, mas na verdade faltou planejamento. O que causou revolta na população que ficou sem a sua segunda dose da vacina”, disse.

Isolda Dantas explicou cronologicamente o ocorrido. “No dia 25 de março o Governo Federal emitiu uma normativa orientando os municípios a aplicarem as vacinas destinadas para D2 (segunda dose), nas novas faixas etárias de D1 (primeira dose). Sendo que o Ministério da Saúde emitiu nota técnica, nos dias 31 de março e 2 de abril reafirmando que as vacinas de abril fossem resguardadas para D2”, justificou.

Para a deputada o descumprimento da nota técnica do Ministério da Saúde, por parte do município, foi o gerador do problema. “O município não acatou as recomendações do Ministério da Saúde e aplicou as doses da vacina D2, em novos públicos de D1”, reforçou.

Isolda explicou que, diante do problema, tem buscado uma solução, junto ao Governo do Estado. “O fato é que a culpa continuava sendo emitida para o Governo do Estado. Mesmo por um erro de planejamento da prefeitura de Mossoró, vamos buscar a solução para essas mais de 5 mil pessoas que estão prejudicadas. Vamos parar de politizar a pandemia porque está em jogo a vida das pessoas”, finalizou.