Hermano destaca melhoria na geração de emprego no RN em meio a pandemia

01/12/2020

O deputado estadual Hermano Morais (PSB) destacou nesta terça-feira (1º) os bons números que vêm sendo registrados pelo Rio Grande do Norte na geração de emprego e renda nos últimos meses. Segundo o parlamentar, o Estado já acumula quatro meses consecutivos de resultados positivos, conforme dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O pronunciamento ocorreu durante o horário das lideranças na sessão da Assembleia Legislativa do RN.

O parlamentar afirmou que a melhora ainda é lenta, não apenas no RN como em todo o país, e acrescentou que a crise econômica vivenciada pelo Brasil já há algum tempo acabou contribuindo para as dificuldades atuais. Hermano lembrou ainda que “havia uma recuperação em andamento que foi interrompida com a pandemia, que tem causado estragos na saúde e na economia no mundo inteiro”.

“No RN, os dados de setembro trazem um alento, algo animador, embora não venha a cobrir o déficit acumulado de desempregados em 2020. Mas pelo quarto mês seguido tivemos um desempenho positivo. É considerado o melhor desempenho do quadrimestre desde 2014. Isso é algo positivo, considerando que viemos de uma sequência, o que nos estimula a pensar e acreditar que a economia do RN vem reagindo”, celebrou.

Hermano Morais enfatizou a contribuição dada pela Assembleia para que o Estado pudesse reerguer sua área econômica, votando projetos como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada com bastante celeridade no Legislativo. Já no âmbito nacional, destacou a criação do auxílio emergencial. “Gostaria de destacar que esse é o melhor desempenho de setembro nos últimos seis anos. Era isso que gostaria de destacar de forma esperançosa por dias melhores para o nosso RN”, finalizou.

Em seguida o líder do Governo na Assembleia, deputado George Soares (PL) ressaltou a importância da decisão tomada pelo Governo do Estado em iniciar a segunda etapa do projeto do Baixo Açu, que vai gerar 6 mil empregos na região. “Um sonho para o Vale do Açu, principalmente pela questão da geração de emprego e renda”, disse o parlamentar em tom de agradecimento a governadora Fátima Bezerra (PT) e aos secretários estaduais.

Depois, George pediu apoio dos demais deputados para a aprovação de um projeto de lei encaminhado pelo Executivo que tem como objetivo revisar anualmente o salário base dos servidores do Estado. A proposta é uma antiga reivindicação da categoria e também dos próprios parlamentares.