Selo Unale
Deputados alertam para violência no período eleitoral e pedem mais segurança

10/11/2020

A questão da segurança dos eleitores foi o tema predominante durante o horário das proposições na sessão plenária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa. Todos os deputados que se pronunciaram no horário, como a deputada Cristiane Dantas (SDD), o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) e o deputado Hermano Morais (PSB) chamaram a atenção para o problema, solicitando reforço no policiamento.

A deputada Cristiane Dantas iniciou citando como exemplo a violência em Goianinha. A parlamentar relatou consternada um homicídio ocorrido ontem (9) naquele município em função das eleições. “Infelizmente a violência se agrava nesse período eleitoral, ontem um correligionário foi a óbito e fica o nosso pedido de reforço na segurança em todo o Estado, principalmente nos municípios onde já registramos fatos que vêm ocorrendo, solicitando que a Secretaria de Segurança se programe para o dia da eleição”, afirmou a parlamentar.

Cristiane Dantas fez um apelo para que se intensifique o reforço policial e também se dirigiu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) e Ministério Público para que se voltem para esses municípios, principalmente Goianinha, onde ocorreu esse fato a fim de que seja investigado.

O presidente Ezequiel Ferreira disse que o assunto era de extrema importância e informou que já solicitou à presidência do TRE o reforço no policiamento. “Solicitei reforço pois devemos assegurar aos potiguares o direito de ir e vir nesse dia tão importante para a democracia, a fim dela ser exercida. Para que o cidadão tenha liberdade na sua escolha em todos os 167 municípios e possa votar de sua livre escolha, sem ser coagido a votar num ou noutro candidato”, ressaltou o presidente. “Tenho certeza de que a polícia irá agir pra garantir a ordem e o respeito à nossa democracia”, finalizou.

Já o deputado Hermano Morais citou como exemplo de violência nessas eleições o município de São José de Mipibu. O parlamentar relatou o recente caso de perseguição a um grupo de jovens. “Temos imagens de ameaças e de confrontos, então volto a solicitar segurança antes que aconteça alguma coisa mais grave”, alertou Hermano.

O parlamentar informou que já fez vários requerimentos à Secretaria de Segurança nesse sentido, para prevenir outras ocorrências. “Todos os dias têm havido ocorrência e se não atuarmos de forma correta, teremos problemas mais graves e o nosso alerta se aplica a todos os outros municípios”, disse.

Álbum de fotos

Acesso Rápido