Selo Unale
Eudiane solicita que Estado garanta hidroxicloroquina aos pacientes com lúpus

26/05/2020

Preocupada com a falta da medicação hidroxicloroquina reuquinol – 400 mg – no Rio Grande do Norte, a deputada estadual Eudiane Macedo (Republicanos) solicitou, através de requerimento apresentado na Assembleia Legislativa, informações sobre a logística no abastecimento e distribuição do medicamento ao núcleo estadual do Ministério da Saúde no RN. A medicação receitada para pacientes portadores da doença lupús, também está sendo utilizada por profissionais médicos no combate à Covid-19.

“É preciso que haja um esclarecimento lógico. A falta deste medicamento tem prejudicado substancialmente os pacientes diagnosticados com lúpus, acarretando problemas graves que vão desde a perda de órgãos ao óbito”, preocupou-se Eudiane.

A deputada requereu também que sejam encaminhados ofícios à governadora Fátima Bezerra, ao secretário de Saúde, Cipriano Maia e ao diretor-geral da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Ralfo Cavalcanti Medeiros que passem a disponibilizar e garantir o acesso ao medicamento para os pacientes com diagnóstico de lúpus.

“Solicitamos o retorno do fornecimento do medicamento supramencionado cuja falta prejudica o tratamento dos pacientes diagnosticados com lúpus. Por esta razão, solicito que a Unicat volte a fornecer regularmente o medicamento, possibilitando que o tratamento desses cidadãos seja assegurado”, justificou Eudiane.

Acesso Rápido