Dificuldades na economia do RN é destaque na discussão dos líderes na Assembleia

14/05/2020

No horário destinado aos líderes durante a sessão ordinária por videoconferência, nesta quinta-feira (14), os deputados externaram sua preocupação com a situação financeira do Estado, agravada pela pandemia. O deputado Hermano Morais (PSB) citou o caso da Petrobras, que anunciou recentemente desinvestimento no RN.

“Nosso Estado abriga há 40 anos a Petrobras, que desde seu nascimento tem compromissos com o Rio Grande do Norte, mas infelizmente vem adotando essa política de desativar as suas atividade”, lamentou o parlamentar. Hermano citou que cerca de 97 municípios potiguares recebem royalties e agora estão perdendo arrecadação e postos de trabalho.

O deputado citou com preocupação o anúncio de que a empresa vai desativar 45 plataformas de petróleo em águas rasas, das quais 24 estão no RN. Afirmou que a empresa não pode esquecer o seu papel no equilíbrio regional. “Com a venda dos ativos no RN em dezembro passado a Petrobras embolsou cerca de R$ 266 milhões”, observou o deputado.

Hermano afirmou que a desativação das 24 plataformas vai provocar menos atividade econômica e mais desemprego. “O Nordeste foi a região mais atingida, é o que mais perde de novo e com isso se aprofunda as desigualdades regionais. A Assembleia precisa estar presente nessa luta”, disse.

Oiticica

A paralisação das obras da Barragem de Oiticica, por parte do governo estadual, foi criticada pelo deputado Tomba Farias (PSDB). O parlamentar argumentou que a obra se arrasta há décadas. “Agora que temos um ministro do RN que não mediu esforço, e a governadora Fátima Bezerra que vivia pedindo para que fosse liberado o recurso,  que houve o empenho de toda a bancada federal, as obras estão paralisadas”, afirmou o parlamentar.

Tomba citou reunião com a empresa consorciada, responsável pela obra, onde ficou acertado que os serviços seriam retomados com urgência e observação das exigências de segurança para os trabalhadores diante da pandemia.

Outro ponto do seu pronunciamento foi um apelo à Caern para que regularize o abastecimento de água nos municípios de Coronel Ezequiel e Jaçanã, que há dias estão sem água. O parlamentar sugeriu que a companhia de abastecimento providencie outras alternativas para suprir a necessidade da população.

Autoescolas

Ainda na temática da situação econômica, o deputado Kelps Lima (SDD) fez um apelo por dois segmentos que já são bastante afetados: o das autoescolas e do transporte escolar. O parlamentar disse que foi procurado por representantes das autoescolas solicitando a liberação das atividades.

“A saúde é importante e vem em primeiro lugar, mas precisamos cuidar da economia também, pois alguns empresários podem falir e os empregos não serão recuperados. Haverá uma nova ordem econômica, um novo tipo de consumidor e empreendedor adaptado aos novos tempos, pois a sociedade não será mais a mesma”, afirmou.

Kelps alertou que se não houver uma providência, muitos pequenos empresários irão falir, pois já estão com suas obrigações financeiras atrasadas. “Com as escolas fechadas, os que vivem do transporte escolar estão com sua remuneração comprometida, muitos estão desesperados com carros financiados e faço aqui um apelo para que a Agência de Fomento (AGN) faça financiamentos, pois esses setores podem quebrar. Essas pessoas têm 100% da renda proveniente do seu próprio trabalho”, disse.