Deputados solicitam atenção às rodovias, zona Norte de Natal e Oeste do Estado

05/05/2020

A pluralidade de temas marcou o horário destinado aos deputados na sessão ordinária por videoconferência desta terça-feira (05). Os pleitos apresentados pelos parlamentares passaram da necessidade de manutenção das estradas e rodovias do Rio Grande do Norte, à solicitação de pagamento de reajuste a servidores, sem deixar de debater medidas para auxiliar no combate à disseminação do novo Coronavírus.

Abrindo o horário dos deputados, Nelter Queiroz (MDB) fez apelo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que determine a manutenção da BR-304, no trecho entre Santana do Matos e Jucurutu. “O mato está tomando conta e não só essa, mas muitas estradas estão dessa forma. Vamos criar uma parceria com os municípios para que seja feita a poda das árvores”, apontou.

Em pronunciamento destinado ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), o deputado Ubaldo Fernandes (PL) pede a retomada da operação tapa buracos nas cidades da região Trairi. “As rodovias estaduais de Japi e a que interliga Tangará a Sítio Novo estão deterioradas em função da ação do tempo. Fiz vários requerimentos e ofícios, mas está precisando de apreço por essas localidades”, destacou.

O parlamentar também pediu atenção especial das autoridades estaduais e municipais de saúde para a população da zona Norte de Natal. “Com população maior que Mossoró, a zona Norte de Natal, em específico os bairros Potengi, Pajuçara e Nossa Senhora da Apresentação precisam que as autoridades de saúde voltem o olhar para esses bairros de Natal”, disse o deputado, sugerindo a distribuição de máscaras e programas de conscientização para que a população evite aglomeração e permaneça em casa durante a pandemia da Covid-19.

Outro apelo, dessa vez feito pelo deputado Francisco do PT, foi direcionado ao Governo Federal e visa a descentralização do pagamento do auxílio emergencial. “Quanto mais bancos e agências forem utilizadas para o pagamento desses auxílios, menos aglomeração teremos”, apontou. O parlamentar relembrou que hoje, dia 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Ainda na pauta do novo Coronavírus, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) voltou a ressaltar para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a necessidade de equipar os hospitais de Apodi, Caraúbas e Pau dos Ferros. “Precisamos de instrumentos para tratar pessoas com insuficiência respiratória aguda. Precisamos pedir atenção da Secretaria a respeito disso”, destacou.

Em tom apaziguador, o deputado Vivaldo Costa (PSD) sugeriu que os municípios do Estado sigam o modelo adotado em Caicó. “A cidade está em clima de paz. Registro o apoio que o governo e bancada federal estão nos dando. Lá em Caicó a campanha é acirrada, mas quando chega o interesse maior, entendemos que, unidos, senadores, deputados estaduais e federais, governo e prefeitura, fica mais fácil resolver os graves problemas”, disse.

Segurança - Focado nas condições de trabalho dos agentes da segurança pública no RN, o Coronel Azevedo (PSC) solicitou mais atenção por parte do Governo do Estado para com os policiais e bombeiros militares, sugerindo fornecimento de equipamentos de proteção individual e o pagamento referente a promoção da categoria.

“É meu dever defender os serviços públicos do Estado. Por isso venho reforçar a necessidade de equipar operadores da segurança pública e da saúde em contato com pessoas em tratamento ou contaminados com a Covid-19. Enquanto fazem o trabalho, PMs aguardam dinheiro de promoção desde dezembro de 2019”, disse. O parlamentar chegou a citar que em São Paulo mais de 30 policiais morreram com o novo Coronavírus e centenas estão afastados.