Selo Unale
Galeno relata crise hídrica na região do Alto Oeste do Estado

19/09/2019

Com os açudes praticamente vazios e a distribuição de água por carros-pipa em suspenso, muitos municípios da região mais conhecida como “Tromba do Elefante” estão completamente desabastecidos. O alerta foi do deputado Galeno Torquato (PSD), durante a sessão plenária desta quinta-feira (19), que irá convocar uma reunião do Comitê Gestor de Recursos Hídricos.

“Em São Miguel o açude do Bonito está com apenas 2% da sua capacidade e a cidade está em colapso. A Caern vinha fazendo um abastecimento por carros pipa que durou três anos e seis meses e parou em janeiro desse ano, por coincidência no início do governo. As caixas d`água estão lá, sendo deterioradas”, preocupa-se o deputado.

De acordo com o deputado, o contrato com os carros-pipa não foi renovado e ao se dirigir à Caern, foi informado de que a solução seria ligar o sistema adutor, que na sua avaliação não é a solução apropriada devido ao açude estar seco.

“A Caern está tratando o município com descaso e seu presidente afirmou com muito orgulho que a companhia dispõe de R$ 50 milhões guardados. Mas de que vale ter esse dinheiro e o povo passando sede no interior? Será que essa economia é por que não está se pagando os carros pipa? Questionou o parlamentar, que também questiona o que é prioridade para o governo estadual, quando até o ano passado 13 municípios sofriam com o colapso d`água.

Na avaliação do deputado, a Caern ter esse montante de recursos em caixa e não solucionar as questões dos municípios é uma irresponsabilidade. Em aparte, os deputados José Dias (PSDB) e Gustavo Carvalho (PSDB) endossaram as críticas e o deputado Francisco do PT se colocou à disposição para intermediar uma solução para a crise no abastecimento d`água dos municípios.

 

 

Álbum de fotos

Acesso Rápido