Selo Unale
Isolda Dantas sugere criação da Comenda Paulo Freire

03/09/2019

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na manhã desta terça-feira (03), durante sessão ordinária, para anunciar a criação da comenda “Educador Paulo Freire”. De acordo com a parlamentar, a proposta foi protocolada e passa a tramitar na Casa Legislativa.

“A ideia é que o prêmio seja concedido anualmente a educadores populares, com destacada atuação em escolas, movimentos populares e sociais, nas cidades e no campo e a pessoas com relevantes serviços à educação popular. A comenda também poderá homenagear instituições públicas ou privadas, além de entidades e organizações da sociedade civil organizada com notória e reconhecida atuação em educação popular”, explicou Isolda.

A parlamentar justifica a criação da comenda Paulo Freire por este ser o atual patrono da educação brasileira e por todo o seu legado de educador, além de possuir uma relação com o Rio Grande do Norte, por meio do projeto de alfabetização até então inédito no Estado.

“Paulo Freire é um dos pedagogos mais importantes do Brasil. Foi doutor Honoris Causa por 27 universidades. Em Angicos, Paulo Freire implementou com um grupo de professores um projeto de alfabetização para 380 trabalhadores, que ficou conhecido como “Quarenta Horas de Angicos”. A alfabetização em massa inspirou o Plano Nacional de Alfabetização”, disse a parlamentar.

Ainda em seu discurso, a deputada Isolda saudou os aposentados e pensionistas que se encontravam nas galerias da Assembleia Legislativa. “Não abriremos mão das lutas de vocês e por vocês. Os nossos aposentados e pensionistas são patrimônios do RN. Vocês contribuíram com esse Estado e parabenizo a todos pela energia em virem lutar pelos seus direitos”, concluiu a parlamentar.

 

 

Álbum de fotos

Acesso Rápido