Assembleia celebra 30 anos do GACC em sessão solene marcada pela emoção

05/06/2019

Na manhã desta quarta-feira (5), a Assembleia Legislativa comemorou os 30 anos de atuação do Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) em sessão solene proposta pelos deputados Hermano Morais (MDB) e Kleber Rodrigues (Avante). A solenidade, marcada pela emoção, reconheceu o trabalho da instituição que atende cerca de 300 crianças (e seus acompanhantes) de 152 municípios do Rio Grande do Norte, e homenageou profissionais, parceiros, colaboradores anônimos e voluntários.

“O GACC é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma diretoria formada por voluntários que, há três décadas, apoia crianças e adolescentes em tratamento oncológico e hematológico na capital do nosso Estado, junto às suas famílias. À esta instituição-mãe, que luta diariamente pela vida de tantos pequenos-grandes potiguares, nosso apoio, nossa admiração e nosso reconhecimento. Que seja esta instituição inspiração para muitas que virão”, destacou o parlamentar.

A atual presidente do GACC, Francineide Damasceno, fez um discurso emocionado, destacando a dedicação de todos à instituição. “Essa solenidade corresponde ao mais alto tributo ao nosso trabalho. Receber essa homenagem do Legislativo Potiguar representa muito para essa instituição que precisa existir para continuar sua missão de salvar vidas”, disse e completou destacando a importância dos colaboradores do Gacc. “Essa homenagem é para todos que tomam para si a responsabilidade da continuidade de enfrentamento dos desafios diários, aos que dão um show de solidariedade, os arquitetos dessa grade obra solidária”, finalizou.

Em nome dos homenageados, Maria Zélia Fernandes, voluntária fundadora e médica oncologista, enalteceu a “boa vontade” dos voluntários. “O que faz o GACC é o amor de vocês. Muito brigada por tudo”, disse. A desembargadora Zeneide Bezerra, também se pronunciou em relação ao trabalho da instituição. “Quando fui apresentada ao GACC, fiquei impressionada com o trabalho realizado por todos. Eu queria ser metade do que essas pessoas são. Obrigada por tudo”, disse.

MEMÓRIA

?Desde 1989 o GACC presta assistência integral às crianças e adolescentes com o intuito de amenizar carências financeiras e afetivas, assistindo-os direta ou indiretamente. Os assistidos recebem apoio psicológico, nutricional, social e pedagógico, além de alimentação, hospedagem, fraldas, exames e medicamentos complementares e cestas básicas mensais. Os cerca de 300 assistidos recebem apoio psicológico, nutricional, jurídico, social e pedagógico, além de alimentação, hospedagem, fraldas, exames, medicamentos complementares e cestas básicas mensais.

Além de tudo isso, o GACC promove o resgate de pacientes em casos de abandono de tratamento; realiza eventos que propiciem acesso à cultura, história local e entretenimento para as crianças assistidas e seus familiares; desenvolve campanhas com foco no diagnóstico precoce, cadastro de medula óssea, incentivo à doação de sangue e outras frentes que possibilitem a inserção de políticas públicas em prol da cura do câncer infanto-juvenil.

HOMENAGEADOS
Na solenidade foram homenageados as seguintes personalidades: Francineide Sérgio Damasceno Barbosa, Maria Amália Bezerra Varela, Maria Barbosa de Farias, Maria da Natividade Gomes Passos, Maria Zélia Fernandes, Mariana Magna Santos da Nóbrega, Marici Souza Pessoa de Medeiros, Marise Vitória de Lima Moreira, Tânia Maria Rocha Cabral, Guararapes Confecções.