Líderes comunitários são homenageados na Assembleia Legislativa

07/05/2019

A liderança comunitária representa a busca por direitos básicos e por articulações que visem o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural de toda comunidade. Ciente disso, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta terça-feira (7), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, comemorado no dia 05 de maio.

O propositor da sessão, deputado Ubaldo Fernandes (PTC), relembrou em discurso que o seu trabalho público é originado dos movimentos sociais e das lutas por democracia. “Os movimentos populares surgiram na década de 40 em São Paulo e no sul do Brasil, com o aparecimento de áreas carentes em saúde, saneamento e mobilidade, por exemplo, áreas que não ofereciam condições básicas a todos cidadãos. São os líderes comunitários que acompanham o desenvolvimento da cidade, estão no dia a dia da comunidade e trazem ao conhecimento do poder público as demandas e problemas. Em Natal, quero deixar a minha homenagem especial a ex-prefeita Wilma de Faria que contribuiu significativamente com a ampliação dos movimentos sociais da nossa capital”, assegurou Ubaldo.

Paulo César de Santos Oliveira discursou em nome de todos os homenageados agradecendo a “justa homenagem que enriquece esse difícil movimento de luta por saúde de qualidade, transporte, educação e moradia digna nas comunidades”, afirmou Paulo César.

A sessão solene contou com a presença da deputada Eudiane Macedo (PTC) e do deputado Hermano Morais (MDB), do Secretário da Federação das Entidades Comunitárias e Associações do Rio Grande do Norte, Fernando Luís Costa, do presidente da Federação de Natal e grande Natal das Associações, Centros e Conselhos Comunitários e ONGs, Ivanilson Oliveira, do Consultor Geral da Prefeitura do Natal, Genildo da Costa, e diversos representantes de instituições e lideranças comunitárias.

Foram homenageados 20 representantes dos movimentos sociais:
Antônia Soares Frederico
Antônio Geovane Araújo Peixoto