Selo Unale
Souza faz balanço sobre situação da saúde na região Oeste

03/04/2019

Crédito da foto: João Gilberto

 

A luta por melhorias no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, tem sido constante no mandato do deputado estadual Souza (PHS). Na manhã desta quarta-feira (3) ele usou a Tribuna do plenário da Assembleia Legislativa para comentar uma visita que fez a unidade e fez um balanço sobre a ampliação dos leitos de UTIs e alguns gargalos que precisam ser solucionados.

“Fizemos essa visita com intuito de encontrar alternativas para que o nosso mandato possa contribuir com as questões que envolvem o Tarcísio Maia, que hoje atende 65 municípios e mais de 800 mil pessoas”, ressaltou o parlamentar.

Atualmente, o Hospital Tarcísio Maia passa por obra de ampliação de leitos de UTIs. Enquanto isso, o hospital Wilson Rosado foi contratado pelo Governo do Estado para receber pacientes que seriam atendidos pela unidade. “Ainda existem pendências técnicas para o término da obra e a aquisição de equipamentos”, conta Souza.

Com relação ao tomógrafo existente no hospital, Souza disse que o Governo autorizou a compra de uma ampola para que o equipamento volte a funcionar. Hoje, as tomografias são realizadas no Instituto de Mamas, através de convênio com o Governo. Sobre este assunto, o deputado Dr. Bernardo (Avante) ressaltou, em aparte, que o governo anterior deixou uma dívida de R$ 400 mil com o Wilson Rosado, que também realiza tomografias. “O Instituo de Mamas só atende pela manhã. Durante todo o dia, o Wilson Rosado realiza os exames, mas precisa desse pagamento para continuar o serviço”, relatou.

Outro assunto levantado pelo deputado Souza em seu pronunciamento foi a regularização dos repasses do Governo do Estado com os municípios. “A regionalização da saúde passa pelo apoio dos municípios, e isso só é possível com o repasse destes recursos da Farmácia Básica”, disse Souza, que protocolou requerimento neste sentido.

 

Cirurgias eletivas

Souza também deu entrada num requerimento solicitando a contratação de equipe para realização de cirurgias ortopédicas no hospital Tarcísio Maia, que atualmente estão sendo feitas pelo hospital Wilson Rosado. 

O deputado Dr. Bernardo também contribuiu com o assunto, relatando o caso de um jovem do município de Olho D’água dos Borges que espera há 30 dias por uma cirurgia eletiva em Mossoró. “Falta material para realização do procedimento na área de buco-maxilo-facial. O jovem está se alimentando por canudo e já perdeu muitos quilos”, exemplificou. 

Álbum de fotos

Acesso Rápido